March 30, 2009

A fine line between love and hate

Artigo original (original article in english)

Já dizia o provérbio que é uma linha ténue que separa o ódio do amor...Agora, diz a ciência.


Ao contrário do que à partida seria de supor, a origem do sentimento do ódio tem pontos em comum com o que desperta o sentimento antagónico do amor.
A conclusão é de um grupo de investigadores do Laboratório de Neurobiologia do Colégio Universitário de Londres, que estudaram as origens do ódio e, em particular, que zonas do cérebro humano fazem despertar essa emoção.
Para descobrir o «circuito do ódio», os investigadores observaram imagens de Ressonância magnética + de 17 indivíduos – 10 homens e sete mulheres – captadas quando observavam imagens de pessoas pelas quais sentiam animosidade, alternadas com fotografias de rostos que lhes eram indiferentes.
Desta forma, os cientistas observaram as áreas neurológicas que se activavam quando sentiam ódio e concluíram que o circuito estimulado pelo ódio envolve principalmente duas regiões do cérebro, que geram também o comportamento agressivo.
Estas zonas estão situadas no centro do cérebro (ínsula) e numa superfície lateral do órgão (putamen) e são «as mesmas áreas activadas quando as pessoas se apaixonam», explicam os investigadores no estudo publicado na revista científica PLoS One.
Diversas pesquisas têm concluído que nas funções em que participa a ínsula incluem-se as que catalisam as expressões de desgosto e os estímulos desagradáveis, enquanto o putamen está encarregado de planificar a resposta activa, como por exemplo agredir uma pessoa que se odeia ou adoptar uma atitude defensiva.

Diário Digital

Interessante ah?

March 22, 2009

The Air I Breathe

I always wondered, when a butterfly leaves the safety of its cocoon, does it realize how beautiful it has become? Or does it still just see itself as a caterpillar?

The Air I Breathe, 2007, Jieho Lee

March 8, 2009

I’ve been walking in the same way...



Adele - Hometown Glory

"Round my hometown
Memories are fresh
Round my hometown
The people I’ve met
Are the wonders of my world "



...and a great High Contrast rmx :)